Haka – a tradicional dança de guerra māori

  • Posted by HakaBrazil
  • 0 Comments
  • Cultura Māori, Dança de Guerra, Haka, Tradição Neozelandesa

Prepare-se para a energia e reverência do haka.

O haka é um tipo antigo de dança de guerra māori tradicionalmente realizado no campo de batalha, bem como quando os grupos vinham em paz. Haka são uma demonstração vigorosa do orgulho, força e unidade de uma tribo. As ações incluem violentas pisadas no chão, salientar a língua e tapas no corpo em ritmo para acompanhar um alto cântico. As palavras de um haka muitas vezes descrevem poeticamente os ancestrais e eventos da história da tribo.

Hoje, o haka continua sendo usado em cerimônias e celebrações māoris que homenageiam os convidados e mostram a importância da ocasião. Ele também é usado para desafiar os oponentes no campo esportivo. É provável que você já tenha visto o haka sendo apresentado pelo All Blacks, da Nova Zelândia, antes de uma partida de rugby. Você concordará que é algo intimidador de se ver!

Mas o Haka é muito difundido na Nova Zelândia, desde crianças até adultos a praticam. Em eventos pessoais, em casamento, para homenagens, e como forma de um bem-vindo caloroso, o Haka sempre lhe mostrará uma energia contagiante e bonita de se ver.

Veja este vídeo do Haka sendo praticado como uma forma de receber os convidados especiais em um Evento dentro da Escola Whakatane, uma escola neozelandesa.

 

0 Comments

Leave Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *