Pōwhiri – as boas-vindas Māori

  • Posted by HakaBrazil
  • 0 Comments
  • Cultura Māori, Māori, pōwhiri, Tradição

Pōwhiri ou cerimônias de boas-vindas proporcionam uma oportunidade especial para que os visitantes conheçam as tradições māori em ação.

Um pōwhiri normalmente ocorre em um marae, ponto de encontro māori. O marae esta situado no centro de qualquer comunidade māori.

 


Tieke Marae, Situada em Whanganui (cidade do Norte da Nova Zelândia)
Fotografia de James Heremaia

 

O pōwhiri começa com um desafio

Um pōwhiri normalmente se inicia fora do marae com um wero (desafio). Um guerreiro dos tangata whenua (anfitriões) desafiará os manuhiri (hóspedes), conferindo se eles são amigos ou inimigos.

Ele pode carregar um taiaha (arma parecida com uma lança) e entregará aos visitantes um presente simbólico (normalmente um pequeno galho), mostrando que vêm em paz.

 


Desafio Pōwhiri, Fotografia de Bob McCree

 

O chamado de boas-vindas

Uma idosa da parte do anfitrião fará uma karanga (chamada) aos manuhiri. Este é o sinal para o visitante seguir em direção ao marae. Uma mulher dentre os visitantes responderá com seu próprio chamado. Os visitantes caminham no marae como um grupo, de forma lenta e silenciosa com as mulheres na frente dos homens. Elas irão parar no caminho para relembrar seus ancestrais falecidos.

 

Discursos e canções

Assim que estiverem em terreno marae e em frente ou ao lado da casa principal ancestral, hóspedes e anfitriões se sentam frente a frente. Este é o momento dos discursos, feitos geralmente pelos homens mais velhos dos dois grupos. Uma canção é entoada após cada orador reforçar seu discurso. Após os discursos, os visitantes oferecem um koha (presente) a seus anfitriões.

 

Saudações e comida

Para finalizar os procedimentos formais, os visitantes e os anfitriões se cumprimentam com um hongi, o toque cerimonial de nariz. Após o pōwhiri, a kai (comida) será compartilhada, mantendo a tradição māori de manaakitanga ou hospitalidade

 

0 Comments

Leave Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *